(…) um par de sapatos
não impõe às mulheres, (…) as ideias do sexo dominante (os homens); mas usá-los
é uma prática ideológica do patriarcado na qual as mulheres participam,
possivelmente, ainda mais do que a ideologia exigiria. (…) A mulher participa
assim na construção de sim mesma como um objecto atraente para o olhar
masculino, e como tal coloca-se sob o poder masculino (de conceder ou recusar
aprovação).
Fiske, 1993
Nos dias de hoje, a imagem feminina é utilizada em quase
todo o tipo de publicidade, quer seja para uma marca de perfumes ou mesmo para
promover um supermercado. A ideia de que a mulher deve estar bem vestida em
qualquer situação do dia-a-dia, quando vai às compras ou mesmo ficando em casa
com os filhos, é uma ideia que tem vindo a ser incutida na sociedade e por isso
dá-se cada vez mais importância ao visual feminino.
Essa situação diminui o papel da mulher como um ser
inteligente e suficientemente capacitado para desenvolver as mesmas tarefas
intelectuais dos homens.
Os sapatos de salto alto podem ser vistos como uma metáfora
para algo que reduz a importância da mulher face ao homem, pois esta ao
utilizá-los torna-se menos ágil, isto é, com a mobilidade reduzida.
Apesar de ser um dos acessórios mais privilegiados no vestuário
feminino, a verdade é que acaba por simbolizar a aceitação da sua fragilidade
em comparação ao sexo masculino.