quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Saltos Altos

(…) um par de sapatos não impõe às mulheres, (…) as ideias do sexo dominante (os homens); mas usá-los é uma prática ideológica do patriarcado na qual as mulheres participam, possivelmente, ainda mais do que a ideologia exigiria. (…) A mulher participa assim na construção de sim mesma como um objecto atraente para o olhar masculino, e como tal coloca-se sob o poder masculino (de conceder ou recusar aprovação).
Fiske, 1993

Nos dias de hoje, a imagem feminina é utilizada em quase todo o tipo de publicidade, quer seja para uma marca de perfumes ou mesmo para promover um supermercado. A ideia de que a mulher deve estar bem vestida em qualquer situação do dia-a-dia, quando vai às compras ou mesmo ficando em casa com os filhos, é uma ideia que tem vindo a ser incutida na sociedade e por isso dá-se cada vez mais importância ao visual feminino.
Essa situação diminui o papel da mulher como um ser inteligente e suficientemente capacitado para desenvolver as mesmas tarefas intelectuais dos homens.
Os sapatos de salto alto podem ser vistos como uma metáfora para algo que reduz a importância da mulher face ao homem, pois esta ao utilizá-los torna-se menos ágil, isto é, com a mobilidade reduzida.

Apesar de ser um dos acessórios mais privilegiados no vestuário feminino, a verdade é que acaba por simbolizar a aceitação da sua fragilidade em comparação ao sexo masculino.