quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Cultura vs Natureza

Diz-se que "a cultura é um veículo para a civilização" e que um grupo com sofisticação cultural tem mais possibilidades de sobreviver. Ora, a cultura é única do ser humano, uma vez que não existe noutras espécies.

Porém, o nosso próprio sucesso, enquanto espécie com cultura, tem vindo a provocar o desequilíbrio em relação às outras espécies. 
O avanço das tecnologias, que permitiu ao Homem um maior conforto e melhores condições de vida, tem se tornado no maior inimigo do nosso planeta.

Apesar do pensamento moderno, abordado por Adorno e Horkheimer, em que a razão humana era capaz de tornar a Natureza melhor, a verdade é que, atualmente, assistimos à falência do Projeto Iluminista. A "crise" que começou no Renascimento, prolonga-se até aos nossos dias. O impacto ambiental ainda hoje se está a pagar: desflorestações, aquecimento global, extinção de espécies...

É, então, evidente a separação entre o Homem e a Natureza, o que se torna perigoso para o próprio ser humano, pois colocamos a nossa espécie em risco quando colocamos em causa a própria Natureza.