"Os pensamentos da classe dominante são também, em todas as épocas, os pensamentos dominantes, ou seja, a classe que tem o poder material dominante numa dada sociedade é também a potência dominante espiritual. A classe que dispõe dos meios de produção material dispõe igualmente dos meios de produção intelectual, de tal modo que o pensamento daqueles a quem são recusados os meios de produção intelectual está submetido igualmente à classe dominante. Os pensamentos dominantes são apenas a expressão ideal das relações materiais dominantes concebidas sob a forma de ideias e, portanto, a expressão das relações que fazem de uma classe a classe dominante; dizendo de outro modo, são as ideias do seu domínio."(pg. 60)
Para Marx "o modo de produção da vida material determina o caracter geral dos processos da vida social, política e espiritual. Não é a consciência dos homens que determina o seu ser, ao contrário: o seu ser social determina a sua consciência."
Na Ideologia Alemã Marx afirma que "são os homens que ao ampliar a sua produção material e as suas relações materiais, modificam, junto com a sua existência real, o seu pensamento e os produtos do seu pensamento."
A ideologia tem um papel político que consiste em impor ao conjunto da sociedade um modo de vida.
Todos os dias somos bombardeados com publicidade de uma sociedade consumista. A alienação é a principal dimensão do consumismo, está na base da compra desvinculada de necessidade e do desconhecimento em relação ao valor de compra e de uso. A escolha dos produtos que consumimos diariamente não se baseia apenas na nossa consciência psicológica mas maioritariamente na nossa consciência social. A possibilidade de comprar esteve sempre associada ao poder. O desenvolvimento da económica, da indústria e da publicidade levou a uma "uniformização de desejos". Cada vez mais classes sociais distintas têm as mesmas vontades, vontades essas que são influenciadas pelos padrões de vida que a cultura visual nos apresenta. Isto leva-nos a trabalhar cada vez mais para atingir um nível de vida padrão, e desse modo cada vez mais adquirimos diversos produtos não pela necessidade mas sim devido à ideologia e ao modo de vida que nos é imposto diariamente.