A ideologia segundo Marx, é uma falsa consciência da realidade. Ao contrário da filosofia de Hegel, afirma que "não se parte daquilo que os homens dizem, imaginam e pensam nem daquilo que são nas palavras, no pensamento na imaginação e na representação de outrem para chegar aos homens em carne e osso; parte-se dos homens, da sua actividade real".As condições de vida que cada indivíduo tem é que vão determinar a sua consciência.
"Não é a consciência que determina a vida, mas sim a vida que determina a consciência. "
Esta consciência depende de pessoa para pessoa. Posto isto, haverá tantas consciências diferentes mas nenhuma verdadeira. É uma consciência que vai deformando ao longo dos tempos, dependendo das condições de vida, das opiniões (se discordam ou concordam).Marx vai associar esta ideologia á fantasmagorias, algo que parece mesmo verdade mas não é, é o inverso. Esta falsa consciência esconde-se atrás do óbvio. Ou seja, esconde-se atrás do que são as regras culturais e do que é socialmente aceitável. Não damos por ela, pois parece natural.Os costumes e ideias vão sendo alterados de cultura para cultura, e o ser humano tem de ser ir adaptando. Um ser humano rodeado de utensílios como machados ou pontas de flechas já não se encontra á vontade no seu meio como acontecia com o homem primitivo , que se servia apenas das suas mãos: "está alienado no meio e a cultura protege-o ao mesmo tempo que constitui a sua prisão". As fábricas, por exemplo, são lugares em que os seres humanos tornam-se cada vez menos naturais e cada vez mais artificiais, na medida em que as coisas são transformadas em outras coisas que se reproduzem no próprio ser humano.Podemos dizer então que as fabricas são lugares onde se produzem sempre novos tipos de seres humanos: o homem das mãos, depois o dos utensílios (machados, facas, etc), depois o das máquinas e por fim os robots. "São os homens que, desenvolvendo a sua produção material e as suas relações materiais, transformam , com esta realidade que lhes é própria, o seu pensamento e os produtos desse pensamento. "