Mundo
feminino
John Fiske, na Introdução ao Estudo da
Comunicação, faz alusão à ideologia como o meio através do qual uma ideia
passa a ser aceite na sociedade como natural. Analisa ideologicamente uma
página antiga da revista Seventeen, que tem como público o sexo
feminino, na qual apela as mulheres à importância da aparência e à
domesticidade.
O intuito da página é mostrar a transformação da
rapariga na mulher perfeita, que surge com a cara maquilhada de forma a
infantilizar o rosto, que cozinha para toda a família e nunca se suja,
mantêm-se sempre limpa. Esta é uma forma de agradar aos homens, segundo Fiske “As
mulheres são desta forma incentivadas a verem-se (a darem sentido) a si mesmas
através dos olhos do sexo oposto, o sexo dominante”.
Apesar da página ser antiga, ainda hoje isto se
passa contudo de forma ligeiramente diferente, as mentalidades mudaram e os
gostos também. A maquilhagem, por exemplo, se antes aparecia como forma de
embonecar o rosto, com olhos grandes e bocas bonitas, porque era isso que mais
agradava ao homem, agora surge como forma de tornar os traços do rosto mais
exóticos, com olhos rasgados e lábios volumosos. A mulher constrói-se a si mesma
como um objecto atraente para o homem.
São muitas as mulheres que se deixam levar por
estes estereótipos de mulher perfeita. No entanto, há outras que lutam contra
isso porque praticá-lo seria vender-se ao sistema e ser algo que não é. A
ideologia encontra muitas vezes resistências que só conseguem ser ultrapassadas
com vitórias hegemónicas, mas estas são instáveis porque as resistências apesar
de poderem ser ultrapassadas, nunca são conquistadas.
As mulheres participam na hegemonia
quando aceitam estas comodidades, que vão a favor de uma ideologia que vai
contra os seus interesses, na qual submete-se ao poder masculino.
Concluindo, a hegemonia nunca
consegue o consentimento geral em relação à ideologia que domina. Há e continuarão
a haver mulheres, mais rebeldes e progressistas, que desafiarão as mais tradicionais
como resistência à comodificação.