terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Medo de arriscar

Agora que chegámos ao fim do ano pomo-nos a pensar no que poderíamos ter feito, no que planeámos (finalmente) fazer há trezentos e sessenta e cinco dias atrás mas que pelos vistos adiámos para o ano seguinte. O que é que realmente nos impede de tentar? Porque é que não arriscamos? Porque é que não lutamos pelo que queremos?

Temos medo. Receamos falhar em frente a uma plateia que não hesitará em apontar o dedo. Não queremos tropeçar num degrau porque toda a gente se vai começar a rir. Vão gozar. Vão julgar. Consequentemente não subimos as escadas. Contentamo-nos em ficar no chão. 
"- Tenho medo do chão
- Queres dizer alturas.
(...) 
- Eu sei o que quero dizer! O que nos mata é o chão!" 
 Terry Pratchett

Somos aquilo por que lutamos. Nos tempos de hoje ainda mais. A atitude derrotista não nos leva a lado nenhum. Se queres, vai e arrisca. Chega de andar às voltas! De nos contentarmos com pouco. Basta de usarmos a expressão “é melhor que nada”!
Queres aprender a desenhar? Treina. Pratica até não conseguires mais. Queres sair de casa? Arranja um emprego. Arranja dois. É riqueza que ambicionas? Estuda, tira um curso, vai a entrevistas de trabalho. Adoravas ser um actor de renome? Estuda, pratica e procura castings a que possas ir. Gostavas de mudar de país? Tens mais de quarenta países na Europa por onde escolher. Claro que convém aprender a língua, claro que tens que arranjar onde ficar e emprego que te permita ganhar dinheiro. Mas só tu podes fazer com que estes desejos se tornem realidade.
Não queiras ter cinquenta anos e estar estendido no sofá a imaginar o que poderias ter conquistado na vida. O rumo diferente que poderias ter seguido. Troca os arrependimentos pelo sentimento de concretização. Vida só temos uma. Cabe-nos a nós, e só a nós, ser a personagem principal desta história. Não queiras ser o figurante.


Não te esqueças que és tu quem te impede de ser bem-sucedido. Luta. Faz. Sonha. Arrisca!

The greatest mistake you can make in life is to be continually fearing you will make one. (Elbert Hubbard)